Avaliação do comportamento ao fogo de materiais, produtos e equipamentos de proteção contra incêndio

15/08/2012 09:36

 

A avaliação laboratorial na área de segurança ao fogo se aplica tanto a materiais, componentes e sistemas construtivos, como a equipamentos de proteção contra incêndio.
Os materiais empregados em edificações e outras aplicações (mobiliário, vestuário, máquinas, veículos etc.) são submetidos aos chamados ensaios de reação ao fogo, que simulam condições típicas e críticas de um incêndio, avaliando a resposta dos materiais em termos de ignitabilidade, desenvolvimento de calor e fumaça e velocidade de propagação das chamas na superfície. 
Componentes e sistemas construtivos, tanto na construção civil como naval e, eventualmente, ferroviária, são submetidos aos ensaios de resistência ao fogo. O objetivo é determinar a capacidade de suportar um incêndio plenamente desenvolvido e preservar as funções de compartimentação, contendo o incêndio em determinado setor, e as funções estruturais para as quais foram dimensionados.
Os equipamentos de proteção contra incêndio são submetidos basicamente a ensaios de funcionalidade, visando avaliar a capacidade de cumprimento de suas funções, e a ensaios de sensibilidade, que têm o propósito de verificar o comprometimento do desempenho em razão das condições a que estariam sujeitos em sua vida útil.